terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Esse louco mundo!

Que nós vivemos em um mundo louco eu não tenho a menor dúvida. Alguém duvida? Estava conferindo as últimas notícias: na Índia uma mulher de 70 anos acaba de dar a luz a uma menina; nos Estados Unidos da América o governador de Illinois tenta vender a vaga de senador do estado; fãs de Madonna acampam no Morumbi onde vão esperar oito dias pelo show da cantora; e, para quem ainda tem dúvidas, o absurdo dos absurdos: Ronaldo Fenômeno foi contratado pelo Corinthians!

Tenho impressão de que o fim dos tempos se aproxima, e nossa extinção é questão de (pouco) tempo. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Novidades?

Eu sempre dou uma conferida no noticiário antes de postar nos meus blogs. Dificilmente escrevo sobra alguma coisa pessoal, assim - e é o que me resta! - busco assunto nas matérias dos jornais, naquilo que a imprensa traz de novidade.

Chamar de novidade é um certo contra-senso, em realidade as notícias não variam muito, mudam de local, mudam os atores, mas o enredo sempre é o mesmo. Aqui no país temos a eterna chaga da violência, numa contabilidade sempre crescente de vítimas, e os problemas decorrentes de um governo que pouco ou nada propicia ao seu povo.

Fala-se aqui e alí que os resultados dos exames do Enem foram frustrantes, com a maior média nacional não atingindo os 50% das provas. Fala-se em corrupção (qual a novidade?), sempre a Polícia Federal que descobriu um novo(?) e ousado golpe contra o estado. E, para variar, o Lula diz alguma bobagem que todo acha bonitinha e simpática.

O povo? Tem o governo que merece, está satisfeitissimo com tudo!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

As maldades e os inocentes

Não se pode generalizar, como sempre as generalização nos levam a cometer injustiças, mas é difícil acreditar que em pleno século XXI pessoas ainda caiam em certos golpes por ingenuidade. Um dos mais alegados é o de mulheres jovens "seduzidas por ofertas de empregos irreais que acabam por se revelar como prostituição".

A exploração da mão de obra é uma realidade, quem é que se dispõe a pagar mais do que um salário quando se sabe que há uma escassez de ofertas no mercado de trabalho? Acreditar em ofertas irreais - quando se oferece muito por nenhuma qualificação - é a certeza de estar entrando numa furada.

Normalmente o vigarista ilude a sua vítima se valendo da má fé da vitíma. Se a pessoa não tem qualificação nenhuma, ela sabe que o seu trabalho não vale o valor oferecido, então aceita a "oferta" achando que está levando vantagem sobre o contratante. É o que acontece em outros golpes chamados de "contos do vigário".

Quero trocar esse bilhete premiado da loteria pela metade do valor, diz o vigarista. Não tenho tempo de esperar para trocar, tenho pressa, preciso do dinheiro com urgência. O verdadeiro otário imagina que o vigarista é um otário, imagina que vai pagar a metade e lucrar um outro tanto pela pressa do outro. Pronto! A sua ganância, sua má fé fez com que caisse no conto.

Por isso eu não tenho muito dó desse tipo de gente. Vejo que no germe da ação em que foram ludibriados existe má fé, fraqueza de caráter. O castigo é merecido.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Acalcou!

Tanto tempo sem atualizar esse blog. Volto e fico satisfeito de ter acertado a previsão que havia feito no post de janeiro desse ano: José Padilha e seu Tropa de Elite foram os grandes vencedores do Urso de Ouro de melhor filme em Berlim. Deu o que tinha que dar.

Na época eu não sabia, mas hoje eu sei: a comissão encarregada de indicar o filme brasileiro que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro é composta por meia dúzia de néscios do MEC - a bem da verdade devo dizer que o jornalista Giba Assis Brasil - que entende! - faz parte. Mas uma andorinha não faz verão.

Qual o motivo da não convocação de uma comissão verdadeiramente democrática e representativa do cinema nacional para proceder a indicação do concorrente brasileiro? Este ano caimos na mesma arapuca. Tomados pelo sentimentoesquerdizante do aparato estatal, nosso concorrente será mais um filme sobre o malfadado ônibus 174.

Como sempre, a coisa de sempre: a coitadização do marginal. A culpada deve ter sido a professorinha que tombou morta no incidente. Quem mandou colocar a cabeça na frente da arma do marginalzinho, coitadinho, pobrezinho, desajustadinho, abandonadozinho...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Torcida

Leio notícia de que o filme "Tropa de Elite" do diretor José Padilha concorrerá ao Urso de Ouro do Festival de Berlim em fevereiro. Desde já fico na maior torcida. Preterido pelo insosso "O ano em que os meus pais entraram em férias", que perdeu a indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro, Tropa de Elite tem agora uma boa chance de dar a volta por cima.

Muito embora eu não saiba dos critérios - e até mesmo quem - na indicação do nosso concorrente ao Oscar de melhor filme estrangeiro, posso supor que algum tipo de politicagem esteja envolvida no processo que resultou na não indicação de Tropa, disparado o melhor filme brasileiro de 2007.