Tanto tempo sem atualizar esse blog. Volto e fico satisfeito de ter acertado a previsão que havia feito no post de janeiro desse ano: José Padilha e seu Tropa de Elite foram os grandes vencedores do Urso de Ouro de melhor filme em Berlim. Deu o que tinha que dar.
Na época eu não sabia, mas hoje eu sei: a comissão encarregada de indicar o filme brasileiro que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro é composta por meia dúzia de néscios do MEC - a bem da verdade devo dizer que o jornalista Giba Assis Brasil - que entende! - faz parte. Mas uma andorinha não faz verão.
Qual o motivo da não convocação de uma comissão verdadeiramente democrática e representativa do cinema nacional para proceder a indicação do concorrente brasileiro? Este ano caimos na mesma arapuca. Tomados pelo sentimentoesquerdizante do aparato estatal, nosso concorrente será mais um filme sobre o malfadado ônibus 174.
Como sempre, a coisa de sempre: a coitadização do marginal. A culpada deve ter sido a professorinha que tombou morta no incidente. Quem mandou colocar a cabeça na frente da arma do marginalzinho, coitadinho, pobrezinho, desajustadinho, abandonadozinho...
Na época eu não sabia, mas hoje eu sei: a comissão encarregada de indicar o filme brasileiro que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro é composta por meia dúzia de néscios do MEC - a bem da verdade devo dizer que o jornalista Giba Assis Brasil - que entende! - faz parte. Mas uma andorinha não faz verão.
Qual o motivo da não convocação de uma comissão verdadeiramente democrática e representativa do cinema nacional para proceder a indicação do concorrente brasileiro? Este ano caimos na mesma arapuca. Tomados pelo sentimentoesquerdizante do aparato estatal, nosso concorrente será mais um filme sobre o malfadado ônibus 174.
Como sempre, a coisa de sempre: a coitadização do marginal. A culpada deve ter sido a professorinha que tombou morta no incidente. Quem mandou colocar a cabeça na frente da arma do marginalzinho, coitadinho, pobrezinho, desajustadinho, abandonadozinho...
